top of page

Os Chakras e os Planetas

Maria Flávia Monsaraz dizia que “Cada elemento tem um registo próprio de vibração energética, que define as suas qualidades e propriedades”.





A Astrologia tem na sua base os Elementos (Terra, Fogo, Ar e Água). Os signos e os Planetas estão associados a estes 4 elementos. O signo de Carneiro é do elemento Fogo associado ao Planeta Marte, Touro é do elemento Terra associado a Planeta Vénus até que chegamos ao fim da mandala com o signo de Peixes pertencente ao elemento Água associado ao Planeta Neptuno.




Foto Canva


Maria Flávia Monsaraz dizia que “Cada elemento tem um registo próprio de vibração energética, que define as suas qualidades e propriedades”. O próprio zodíaco é uma espiral de movimento, que incorpora as vibrações energéticas tal como o nosso corpo humano com os centros energéticos.

Como base nesta analogia decidi fazer a ligação entre a Astrologia e os Chakras segundo a visão do Yoga, porque existem muitas outras dependendo da corrente e da orientação do autor.





Chakra Básico (Muladhara)


Tem ligação com o elemento Terra. Representa a conexão com o mundo material, a capacidade de sobrevivência, a saúde, os medos. Está associado ao Planeta Saturno.

Saturno é o Planeta senhor do tempo e do karma, dos limites, da estrutura, dos medos e inseguranças, da rigidez, da perseverança mas também representa a maturidade, a experiência e a sabedoria. Rege o signo de Capricórnio e é co-regente do signo de Aquário.

A nível de saúde Saturno rege a estrutura do nosso corpo os ossos, dentes, articulações, pele. Pode dar tendência à melancolia e depressão.


Chakra Sacro ou Sexual (Svadhisthana)


Tem ligação com o elemento Água. Representa a sexualidade, a fertilidade, a criatividade, a alegria, o prazer. Está associado à Lua.

A Lua está ligada ao princípio feminino, à mãe, à mate


rnidade, ao passado, às nossas emoções, às nossas carências, à nossa ancestralidade, mas também à nossa intuição e criatividade. É nesta zona do nosso corpo que a ligação à mãe (vida) se faz através do cordão umbilical. Rege o signo de Caranguejo.

A nível de saúde a Lua rege os fluídos do corpo, o sistema reprodutivo e digestivo.


Chakra Plexo Solar (Manipura)


Tem ligação com o elemento Fogo. Está relacionado com a nossa vitalidade, o nosso centro de força, coragem, determinação. É a zona que representa a forma como nos relacionamos com o mundo exterior e com outros. Está associado ao Sol.

O Sol está ligado ao princípio masculino, ao impulso para a vida, à nossa identidade, ao ego, ao nosso poder pessoal, à vitalidade, à criatividade, à generosidade, à coragem e ao sucesso. Rege o signo de Leão.

A nível de saúde o Sol rege o coração, os olhos, a vitalidade.


Chakra Cardíaco (Anahata)


Tem ligação com o elemento Ar. Este chakra faz a


ligação entre os chakras do corpo (Terra - Mãe) e os do espírito (Céu- Pai). Está relacionado com os nossos sentimentos e relacionamentos, o amor (amor próprio, incondicional), a empatia, o perdão, a paz, a gratidão. Está associado ao Planeta Vénus.

Vénus é o Planeta da beleza, da arte, do amor mas também dos valores pessoais e financeiros. Representa os prazeres, a atração, os desejos, a sensualidade, a harmonia, o bem-estar. Rege os signos de Touro e Balança.

A nível de saúde Vênus rege a garganta e os rins.


Chakra Laríngeo (Vishuddha)


Tem ligação com Éter, Espaço. Representa a nossa expressão, a comunicação e a compreensão. Está associado ao Planeta Mercúrio.

Mercúrio é o Planeta da comunicação, do pensamento lógico, das trocas comerciais, estudos, cursos. Ele rege os signos de Gémeos e Virgem.



A nível de saúde Mercúrio rege os intestinos e os órgão duplos (pulmões, mãos).


Chakra da 3ª Visão (Ajna)


Tem ligação com todos os elementos. Representa a nossa intuição, imaginação, a criatividade, a capacidade de ver para além do mundo visível e material, mas também representa a mente racional, a inteligência, nossos padrões mentais. Está associado ao Planeta Neptuno.

Neptuno é o Planeta da transcendência, da espiritualidade, da imaginação, fantasia, dos sonhos, da ausência de fronteiras entre mundo material e espiritual, do amor incondicional, mas também dos enganos e desilusões. Neptuno rege o signo de Peixes.

A nível de saúde Neptuno rege os pés e o sistema linfático.


Chakra Coronário (Sahasrara)


Sem ligação a elementos. Representa a ligação ao Universo, com o eu superior, consciência universal, sabedoria da vida, iluminação. Está associado ao Planeta Urano.

O Planeta Urano representa a Mente de Deus, a liberdade, fraternidade, igualdade, os grupos, o futuro, o diferente. Rege o signo de Aquário.

A nível de saúde Urano rege o sistema nervoso e a circulação sanguínea.



Quando no Mapa Natal de alguém verificamos ênfase de um determinado elemento, signo, planeta, isso vai ter influência no funcionamento do chakra respetivo e na própria saúde, daí ser tão importante conhecermo-nos para aprendermos a lidar com a nossa realidade e aproveitar para usar esses excessos ou défices a nosso favor, e nesse sentido o yoga é uma excelente prática para atingir esse equilíbrio.






Se queres aprender mais sobre os chakras temos uma oferta para ti.




  • Uma aula de 1h30

  • Um ebook sobre os Chakras

  • Uma meditação de alinhamento de chakras

  • 7 aulas de yoga de 5 minutos cada para cada chakra


Valor 12 euros




161 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page