top of page

Um terapeuta ou um Professor de Yoga necessita saber TUDO acerca dos chakras, porque….

Acredita-se que os chakras recebem, transmutam e emitem a energia sutil que anima os órgãos, a mente e o intelecto. Os chakras e a energia espiritual não foram minuciosamente examinados em estudos médicos, mas podem ajudar-te na tua profissão.




Estás a perguntar-te: – E como me pode ajudar?


Vamos começar pelo início, se és massagista, fisioterapeuta ou tens outras atividades relacionadas com o toque e manipulação da pessoa, terapias alternativas, então é importante para a tua profissão aprofundares e aprenderes sobre Chakras.


Todos sabemos que existe sempre troca energética num âmbito terapêutico, seja este uma massagem ou qualquer actividade que inclua terapias alternativas que ajudam outros seres humanos.


Quando ajudamos alguém isso tem repercussões energéticas.Pensa comigo, quantas vezes te sentes exausta ao final de um dia ou após algumas sessões? Uma sensação de esgotada energeticamente ou mentalmente, a energia completamente sugada?


Ao trabalhares a energias emocionais tais como o stress, medo, irritabilidade estás a trabalhar energias que se acumulam no corpo. Quando entras em contacto com energias mais subtis é natural que essas energias entrem em contacto com a tua e daí a importância de estabelecer uma bolha de proteção.





6 Razões para incluir os Chakras nas terapias e nas aulas


- Auto proteção e enraizamento através de posturas físicas, visualizações e meditações


- Os chakras podem influenciar a disposição do teu paciente


Os chakras estão associados aos órgãos e glândulas da região específica onde estão localizados. Como tal, têm uma forte influência na nossa saúde, no nosso estado mental e na nossa relação com os outros.


Dependendo de vários fatores, como o nosso estilo de vida, o nosso ambiente, as nossas experiências passadas, etc., os chakras podem estar equilibrados ou desequilibrados. Por exemplo, um chakra bloqueado provoca desequilíbrio no fluxo geral de energia por todo o corpo.


Como os Chakras são pontos de passagem da energia vital, quando está em desequilíbrio leva a uma perturbação nas funções dos outros chakras. Assim as pessoas sentem-se mais ansiosas e desconectadas com a realidade entre outros problemas físicos, emocionais e dificuldade de interação com outras pessoas e consigo mesmo.


- Função e importância dos chakras


Os chakras atuam como centros de distribuição. Eles distribuem os cinco pranas para as regiões locais associadas


- Cada Chakra possui muitos códigos e informação minuciosa e detalhada


Existe informação sobre as divindades, os elementos, as cores, as posturas físicas, os pranayama, a simbologia e isso está tudo minuciosamente explicado para poderes ajudar e diagnosticar o paciente.


- Como equilibrar ou estimular os chakras?


Cada chakra gira numa frequência e velocidade específicas. Essa frequência e velocidade podem mudar devido a vários fatores, como dieta, estilo de vida, padrões de pensamento, etc. Um desequilíbrio começa a criar problemas na distribuição de pranas.


- Saber quais as ferramentas para equilibrar os chakras:



Dieta:  Uma das principais razões para o desequilíbrio dos chakras é um desequilíbrio dos cinco elementos do corpo. Uma dieta equilibrada ajuda a trazer equilíbrio aos elementos do corpo.


Asanas ou posturas físicas:  Os asanas ajudam a estimular os chakras e a melhorar o seu funcionamento. Por isso, as pessoas relatam que ficam relaxadas após uma aula de yoga ou de Tai Chi.


Respiração: A respiração ajuda a aumentar o fluxo de prana no corpo e a efetuar trocas energéticas com o universo.


Meditação:  A meditação ajuda a limpar a mente e eliminar a negatividade e a manipulação de uma pessoa.


Mentalização e recondicionamento do corpo e da mente através de visualização e frases poderosas.




É importante definir muito bem o protocolo de tratamento de clientes


1.º Recolha de depoimento do Cliente


Através do relato do paciente e com o acesso à informação detalhada de cada Chakra é possível perceber o que está a desequilibrar a sua vida e fazer um diagnóstico fidedigno.


2.º Indicação de Respirações (pranayama) para equilibrar os Chakras


3.º Música direcionada para cada chakra a utilizar no tratamento ou nas rotinas diárias.


4.º Limpeza das energias acumuladas, em excesso de cada chakra


5.º Após a conclusão, retoma o contato com o cliente.


6.º Explicação técnica sobre o que foi limpo e energizado dando indicações objetivas de ações que o cliente passar a fazer e em consciência.





Conforme o desenvolvimento de cada pessoa, podem ser dadas várias técnicas e várias ferramentas para o cliente adaptar à sua vida e à sua maneira de sentir.


Estes são alguns exemplos de como os Chakras te podem ajudar na profissão. Para além disso, também podes cuidar de ti através de autotratamento para promoveres a tua harmonia e equilíbrio. Além disso, podes constantemente praticar o enraizamento para que a energia mais densa possa escoar para a Terra.


Por exemplo, se sentes que absorves muita energia, então trabalhar o chakra do plexo solar e o enraizamento é importante.


Cada chakra possui uma função, uma cor e uma localização. Entender essa base trará-nos clareza para saber qual área da nossa vida precisa de atenção, já que a desarmonia de um Chakra é reflexo do que estamos a fazer de errado dentro ou fora de nós.


Se pesquisares vais encontrar informação vaga e dispersa sobre como alinhar os chakras. As fontes podem não ser as mais fidedignas e podes obter informações erradas e confusas.


Para quê alinhar os Chakras se não sabes a origem desse desequilíbrio. Vais atuar sobre o problema ignorando a origem, não vais ajudar o teu paciente.




Um PROFESSOR DE YOGA precisa saber tudo sobre Chakras, porque:


Os chakras são indissociáveis do yoga!


Já tiveste, certamente, um vislumbre sobre o tema Chakras quando tiraste o curso de professor. Provavelmente já sentiste em ti, alguma energia subtil, já aplicaste algo que aprendeste ou leste. Mas se não te dedicaste profundamente a este tema, o teu conhecimento é superficial.


Nós também somos professoras de yoga e todos nós sabemos que o curso de formação de professores de 200h, por muito bom que seja, por muito bom que seja o teu formador, é manifestamente insuficiente para aprenderes tudo o que necessitas aprender para ser um bom professor de yoga. Yoga é um mundo. Já deves ter percebido que há tanto, mas tanto para aprender, para saber, que nesta vida, por muito que continuemos a ler e estudar, certamente, iremos sentir que estamos ainda tão longe. Eu sinto isso!

/Nós sentimos isso!


Então podes perguntar: E porque são os chakras um dos temas que devo aprofundar?


Quando terminámos o nosso curso de professores, sentimos o entusiasmo de querer partilhar com os outros os benefícios que sentiamos em nós, queríamos que todos acedessem ao maravilhoso mundo do yoga.


Com o tempo percebemos que queriamos ir mas além. Dar mais às pessoas. Dar melhor! E queriamos o melhor para nós também.

Para isso continuámos a investir em nós, no nosso conhecimentos, a tirar mais cursos, mais formações, a ler mais livros sobre temas que nos interessavam, fascinavam e sobre os quais sentimos vontade e necessidade de aprofundar conhecimentos.


Obviamente um dos temas foi os Chakras. Essa energia subtil que tanto nos influencia, esse saber ancestral que mexe tanto com os nossos sistemas (endócrinos, nervosos e físicos) e com as nossas emoções, sentimentos e comportamentos.


Como sabes, os chakras atravessam os nossos 3 corpos, logo, estão ligados a tudo e a todos.


Nós tornamo-nos especialistas neste tema e passamos a oferecer aos nossos alunos aulas com outra qualidade, outro conhecimento, destacámo-nos dos restantes. Os nossos alunos têm acesso a um nível mais elevado.


Queres isso para ti? Queres isso para os teus alunos?

Queres ser só mais uma professora de yoga ou queres-te distinguir dos restantes pela tua excelência?



Se queres ter acesso a informação organizada, fidedigna, profunda e importante sobre os chakras, como os trabalhar, que técnicas podes usar para os estimular e equilibrar, tens agora a possibilidade de ingressar no Curso VIAGEM AOS CHAKRAS.

Este curso dá-te isto e muito mais em 7 aulas de yoga e 14 meditações. 4 aulas em direto connosco, e mais 3 bónus fantásticos:


  1. Yoganidra Chakras

  2. Meditação Expansão dos Chakras

  3. Recondicionar o corpo 30 minutos


Terás ainda acesso a uma comunidade de apoio e partilha.

Tudo o que precisas de saber sobre chakras para te ajudar e ajudares os teus pacientes, será disponibilizado no curso e terás todo o nosso apoio para te ajudar com qualquer questão.


Descobre agora a Viagem aos Chakras, um curso Online que vai ajudar-te na tua profissão.






465 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page