Existe diferença entre Chakra fechado e Chakra bloqueado?
Atualizado: 26 de abr.
Chakra é um termo em sânscrito que significa roda, ou seja, é um receptor e emissor de energia que liga os 3 corpos do ser humano ao universo.
Segundo o Yoga, o ser humano é constituído por três corpos diferenciados mas interligados, são eles o corpo físico, o sutil e o causal; para os ocidentais corpo físico, mental e emocional.
Estes 3 corpos funcionam como veículos para a manifestação do Ser, Ātma, porém também recebem energia vital. Esta energia vital conhecida como PRANA, ANIMA o SER humano, dá-lhe VIDA. Por isso, a energia que afeta os corpos é afetada pela ação dos SER Humano.
Por exemplo:
Corpo mental – Os pensamentos negativos geram energia negativa que trazem desequilíbrio e possivelmente doença associada;
Corpo emocional – Emoções descontroladas geram Sentimentos de tristeza, medo, ansiedade, a energia fica sobrecarregada com negatividade e desarmonia, pode provocar doença, mau estar, conflitos internos e/ou com os outros;
Corpo físico – Uma mente indecisa e negativa pode levar a escolhas que prejudicam o ser humano, por exemplo, má alimentação; foco excessivo no trabalho, falta de descanso, relações interpessoais difíceis, excesso de dedicação ao outro ficando para segundo plano. Nestes casos pode gerar energia estagnada no chakra, o que poderá provocar doenças mentais ou físicas.
Por outro lado, ao trabalhar os chakras, tens o PODER de auxiliar o teu equilíbrio. Sem mudança de hábitos e consciência, os padrões repetem-se, por isso, tem que haver uma alteração no modo de vida, de pensar e de gerir as emoções. Já começamos aqui a perceber que quem tem que ser trabalhada és tu. Os chakras são manifestações de como te estás a sentir. São sinais do interior emocional e físico.

Existem situações em que os Chakras podem bloquear, parar ou fechar. Porém quando estão equilibrados, a energia flui livremente.
Ou seja, se sentes um bloqueio na vida, vai refletir-se num chakra que não deixa a energia fluir. Tudo o que sentes reflete-se para o exterior através dos portais, os chakras. Por outro lado, os chakras absovem o Prana e transformam em energia que é absorvida por ti.
Por exemplo: um chakra que está na frequência do medo, ou seja quando através desse chakra demonstras medo, provoca inquietação e desconforto, começam a surgir vozes que nos aprisionam e que provocam cada vez mais medo. Por outro lado, quando está na frequência do amor, surge a plenitude, paz e alegria no nosso caminho. Um caminho de paz e tranquilidade motiva a trabalhar o INTERIOR.
Chakra mais fechado não é o mesmo que chakra bloqueado. Este último significa que a energia não está a fluir talvez devido a um trauma. Um Chakra fechado implica que a energia está estagnada.
Se um chakra estiver fechado ou bloqueado, ele é incapaz de receber e retransmitir energia; enquanto se estiver muito aberto, funciona excessivamente levando a casos em que a pessoa fica histérica e sem noção do correto e incorreto.
Também existe o contrário, pelo facto de um Chakra estar com baixa energia pode provocar reações ou sentimentos que a pessoa não sabe de onde vêm. Exemplo disso, quando de repente aparece a vontade de comer algo que não se sabe o que é, uma angústia que aparece sem saber a origem.

Fechar e abrir chakras significa, de uma forma correta ajudar a energia a fluir livremente para que existam as trocas entre o Ser humano e o Universo.