Os Segredos do yoga para além dos Asana
Atualizado: 3 de jan.

Muito se fala sobre os Asana ou as chamadas "posturas" do yoga. No entanto, trata-se apenas de uma pequena parte de 8 passos sugeridos pelo sábio Patanjali nos Yoga Sutras. Segundo Pantanjali a proposta do yoga é o caminho para o EU, é um conjunto de técnicas para te libertares dos condicionalismos do EGO, sendo o corpo humano o veículo para fazer esse caminho. Este conjunto de técnicas, segundo os YS (yoga sutras) possui 8 partes. Por isso, o Yoga dá tanto ênfase ao autoconhecimento, tanto a nivel físico como a nível mais profundo, mais subtil.
Então o que existe para além do plano físico segundo a proposta do yoga?
Os 7 corpos subtis
O yoga é tão interessante e tão completo no que diz respeito ao conhecimento do Ser Humano que não se deve limitar a prática a apenas posturas físicas. Assim, vejamos a proposta do yoga para entender e influenciar a nossa vida em todos os planos da nossa existência. Antigas filosofias, tais como a egípcia e a hindu acreditavam que existem 7 corpos em diferentes planos e que a harmonia desses corpos tem como resultado uma consciência elevada, capaz de gerar energia e equilíbrio na vida.
Trazer este conhecimento para o dia a dia é o que permite, através do autoconhecimento, o crescimento pessoal para sermos mais assertivos, responsáveis pelo nosso bem-estar, pela nossa vida e pelas nossas escolhas. Este equilíbrio permite, também, um maior desenvolvimento pessoal, profissional e humano.

Quais são os sete corpos?
Corpo físico: É Composto por órgãos, tecidos, células, sistemas. É a manifestação palpável dos outros corpos. Este corpo é a nossa morada na terra. Por ser finito deve ser cuidado, alimentado de forma a atender as suas necessidades básicas de sobrevivência de forma saudável. Este é o corpo através do qual interagimos com o exterior com os nossos sentidos.
Corpo etério: Neste corpo encontram-se os Chakras e os nadis. É constituído por energia. Capta a energia do Universo e liga-a com o corpo físico.
Em Fevereiro de 2023 vamos ter a 2.a Edição do curso Viagem aos Chakras, inscreve-te na lista de espera aqui se quiseres aprofundar os teus conhecimentos.
Corpo astral: também conhecido como Alma. É responsável por aquilo que sentimos e pelo que desejamos.
Corpo mental: É constituído pela nossa mente, esta mente (manas) um dos 3 atributos de Citta, segundo Patanjali, é algo que está no cérebro. Contudo, a mente é um órgão sensorial que recebe informações do mundo e lhes dá um significado. O objetivo da meditação é controlar esse corpo, transcendê-lo.
Corpo casual: Também conhecido como corpo mental superior. Este é o reservatório das nossas memórias, a fonte dos nossos desejos, da intuição e da imaginação. Está intimamente ligado à individualidade.
Corpo Búdico: O Buddhi ou corpo cósmico não tem ligação com o tempo. É aqui que se encontra a verdadeira sabedoria.