top of page

Bhakti Yoga

Atualizado: 8 de nov. de 2022

"Bhakti", da raíz Bhaj, significa devoção a Deus. Convida-te a ver o divino em todas as coisas, em todos os seres. Sentes-te capaz?

















Muitas vezes, as propostas do Yoga assustam algumas pessoas. Podem as coisas simples serem complicadas e complexas ao mesmo tempo? Podem, é uma questão de perspetiva. À partida, parace clara a proposta de "ver o divino em toda a parte" . Porém, a sua interpretação pode levar a uma ideia abstrata ou de um idealismo pouco realista.

Se é uma questão de perspetiva, vamos então dar um passo atrás para ver todo o "cenário". Se o Yoga é um caminho, então não propõe uma resposta instantânea. Um caminho implica um percurso. Existem etapas e é necessária uma coisa: praticar. Daí se dizer que o Yoga é uma filosofia prática de vida.

O caminho da devoção, se não se afigura nada fácil, propõe-te tão somente praticar, até se tornar uno contigo. Quando isso implica veres o divino (até mesmo) naquele colega que te irrita, ou no pequeno mas incomodativo roedor que tem deixado vestígios em tua casa, podes pensar "impossível". Se te proposeres a mudar de prespetiva, já dirás "talvez, com o tempo".

Se desejas ser capaz de algo, à partida, grandioso, começa por praticar em pequenas coisas. É uma questão de atenção, consciência e vontade. Atenção ao momento, consciência do que estás a viver, a sentir, a projetar e força de vontade, para persistires, mesmo quando a situação te parece pouco favorável.

"Devoção" e "divino" não implicam uma perspetiva ou prática religiosa. Se quiseres, pensa em "devoção" como um sentimento de confiança e, em "divino", como algo que te transcende, mas que segue um rumo em que tudo se conjuga.

Desta forma, perceberás que a confiança é como uma energia que te alimenta. Confias que, aquilo que te transcende, não está fora de ti, faz parte desse todo que, quando percecionado, se mostra como uno, definitivo, inabalável.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page