top of page

Pranayama, descobrir a respiração.

Atualizado: 15 de nov. de 2022
















Do sânscrito प्राणायाम, transliterado prānāyāma, "expansão do prana"

“Respiração é vida.”.

“Podemos durante dias sobreviver sem comida ou água mas sem respirar apenas sobreviveríamos alguns minutos. Todos respiramos, é uma verdade, mas será que respiramos bem? A respiração no Yoga serve três propósitos essenciais: levar mais oxigénio ao sangue (nutrindo as células), controlar a nossa energia vital (prana) e, por último, convidar a mente e as emoções a acalmarem-se.

" A prática de yoga tem como propósito o despertar da energia divina em cada ser humano. Asanas e pranayama desbloqueiam os chakras. À medida que a energia divina desperta e circula, as emoções acumuladas nos chakras vão sendo transformados."

B. K. S. Iyengar














Por conseguinte, é interessante compreender como funciona esta ligação biológica. Quando estamos mais ansiosos ou irritados, a nossa respiração é rápida e superficial, o ar entra apenas na zona superior dos pulmões de oxigénio. Enquanto que quando estamos calmos e descontraídos a respiração tende a ser mais suave. Estas flutuações na respiração afetam a nossa mente diretamente.

Ao respirarmos bem e calmamente utilizando toda a nossa caixa toráxica estamos a comunicar com o nosso cérebro afetando positivamente o nosso sistema nervoso. Combinar técnicas de respiração de Yoga com a respiração diafragmática durante a prática é uma excelente ferramenta para reduzir a resposta simpática do sistema nervoso e incentivar o nosso equilíbrio.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page